Método para rezar o rosário

 em Orações

Segundo São Luís Maria Grignion de Montfort

“Não é possível expressar quanto a Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções, e quão magnânimo é ao recompensar os que trabalham para pregá-lo, estabelecê-lo e cultivá-lo. Recitado enquanto são meditados os mistérios sagrados, o Rosário é manancial de maravilhosos frutos e depósito de toda espécie de bens. Através dele, os pecadores obtêm o perdão; as almas sedentas se saciam; os que choram acham alegria; os que são tentados, a tranquilidade; os pobres são socorridos; os religiosos, reformados; os ignorantes, instruídos; os vivos triunfam da vaidade, e as almas do purgatório (por meio de sufrágios) encontram alívio. Perseverai, portanto, nessa santa devoção, e tereis a coroa admirável preparada no Céu para a vossa fidelidade”. (São Luís Maria)

 

Oração Inicial

“Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão na terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a vós, meu Jesus, para louvar dignamente vossa santa Mãe, e louvar-vos nela e por ela. Renuncio a todas as distrações que me vierem durante este Rosário que quero recitar com modéstia, atenção e devoção como se fosse o último de minha vida.”

Ofereço-vos, Santíssima Trindade, este Credo para honrar todos os mistérios da nossa fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a trindade de vossas pessoas. Peço-vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. Amém.

 

Símbolo Apostólico

Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

 

Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 

Ave-Maria

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus; Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

 

Glória

D – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

T – Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

[Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente às que mais precisais]

 

MISTÉRIOS GOZOSOS

(Segunda-feira e Sábado)

 

I

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa Encarnação no seio da Virgem Maria, e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que concebestes do Espírito Santo.

Que a Graça do mistério da Encarnação, desça em nossas almas. Assim seja.

 

II

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a Visitação de vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel e a santificação de São João Batista; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a caridade para com o nosso próximo. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória).

Cláusula: Que levastes a Santa Isabel.

Que a Graça do mistério da Visitação, desça em nossas almas. Assim seja.

 

III

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar o vosso Nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima o desapego dos bens terrenos, o desprezo das riquezas e o amor à pobreza. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que nasceu em Belém.

Que a Graça do mistério do Nascimento de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

IV

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar a Vossa Apresentação no templo e a purificação da Virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão uma grande pureza de corpo e alma. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que apresentastes no templo.

Que a Graça dos mistérios da Apresentação e da Purificação, desçam em nossas almas. Assim seja.

 

V

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a vossa perda no templo e reencontro pela Virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão a verdadeira Sabedoria. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que reencontrastes no templo.

Que a Graça do mistério do reencontro de Jesus, desça em nossas almas. Assim seja.

 

MISTÉRIOS LUMINOSOS

(Quinta-feira)

 

I

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar o vosso Batismo no Rio Jordão pelas mãos de São João Batista; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a renovação em nós da graça do nosso próprio Batismo. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que foi batizado no Rio Jordão.

Que a Graça do mistério do Batismo de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

II

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa presença santificante nas Bodas de Caná; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça da fidelidade e da união nas nossas famílias. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que se auto-revelou nas Bodas de Caná.

Que a Graça do mistério das Bodas de Caná desça em nossas almas. Assim seja.

 

III

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar o vosso empenho na proclamação do Evangelho; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de um fervor renovado no nosso apostolado. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que anunciou o Reino de Deus.

Que a Graça do mistério da Vida Apostólica de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

IV

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar a vossa transfiguração no Monte Tabor; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça da nossa própria transfiguração através da aceitação dos nossos sofrimentos e da obediência aos vossos mandamentos. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que se transfigurou no Monte Tabor.

Que a Graça do mistério da transfiguração desça em nossas almas. Assim seja.

 

V

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a instituição dos sacramentos da Eucaristia e do sacerdócio cristão; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, um amor e reparação cada vez maior ao tesouro do Santíssimo Sacramento. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que instituiu a Santíssima Eucaristia.

Que a Graça do mistério da Instituição da Santíssima Eucaristia desça em nossas almas. Assim seja.

 

MISTÉRIOS DOLOROSOS

(Terça e Sexta-feira)

 

I

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que por nós suou sangue.

Que a Graça do mistério da agonia de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

II

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa sangrenta flagelação, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a mortificação dos nossos sentidos. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que por nós foi flagelado.

Que a Graça do mistério da flagelação de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

III

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar a vossa coroação de espinhos, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que por nós foi coroado com espinhos.

Que a Graça do mistério da coroação de espinhos, desça em nossas almas. Assim seja.

 

IV

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar o carregamento da Cruz, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que por nós carregou a pesada Cruz.

Que a Graça do mistério do carregamento da Cruz desça em nossas almas. Assim seja.

 

V

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o Calvário, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do Purgatório. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que por nós morreu na Cruz.

Que a Graça do mistério da morte de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

MISTÉRIOS GLORIOSOS

(Quarta-feira e Domingo)

 

I

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa ressurreição gloriosa, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor de Deus e o fervor no nosso serviço. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que ressuscitou dentre os mortos.

Que a Graça do mistério da ressurreição de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.

 

II

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa triunfante ascenção, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do Céu, nossa querida Pátria. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que subiu aos Céus.

Que a Graça do mistério da ascensão, desça em nossas almas. Assim seja.

 

III

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar o mistério de Pentecostes, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que nos enviou o Espírito Santo.

Que a Graça do mistério de Pentecostes, desça em nossas almas. Assim seja.

 

IV

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar a triunfal Assunção de vossa Mãe ao Céu, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção para com tão boa Mãe. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que vos elevou ao Céu de corpo e alma.

Que a Graça do mistério da Assunção desça em nossas almas. Assim seja.

 

V

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a Coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no Céu, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.

(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)

Cláusula: Que vos coroou como Rainha do Céu e da terra.

Que a Graça do mistério da Coroação gloriosa de Maria desça em nossas almas. Assim seja.

 

Saudação final:

Eu vos saúdo, Maria, Filha bem-amada do eterno Pai, Mãe admirável do Filho, Esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da Santíssima Trindade; eu vos saúdo, soberana Princesa, a quem tudo está submisso no Céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, nossa Senhora da misericórdia, que jamais repelistes pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro a vossos pés, e vos peço de me obter de Jesus, vosso amado Filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a vós, com tudo o que possuo. Eu vos tomo, hoje, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o último de vossos filhos e o mais obediente de vossos escravos. Atendei minha Princesa, atendei aos suspiros dum coração que deseja amar-vos e servir-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, ó minha vida, ó minha fiel e imaculada Virgem Maria, defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja.

 

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!

A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém.

Entre em contato conosco

Por favor escreva sua mensagem aqui:

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar