Vocacional

Vocação: um chamado à felicidade

A palavra vocação vem do verbo latino “vocare” que quer dizer chamar. Somos todos chamados por Deus à vida, à santidade da vida cristã e à uma vocação específica para vivermos um estado de vida.

A nossa felicidade consiste em respondermos plenamente a estes chamados de Deus. O Senhor nos chama, e nossa livre resposta deve ser imbuída de honestidade e alegria.

Deus nos criou para sermos felizes e para isso, conforme nos afirma o Papa Francisco (Mensagem para o 55º dia mundial de oração pelas vocações, abril de 2018), em meio ao bulício e agitação destes nossos tempos, devemos “escutar, discernir, e viver” a vontade do Senhor para nossas vidas.

Atentemos a este questionamento:  Onde Deus nos permite render nossos talentos, nos quer instrumento de salvação no mundo e orienta-nos para a plenitude da felicidade?

Por ocasião da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos dedicada aos Jovens, que se realizará em Outubro de 2018, o Santo Padre refletiu sobre estes três aspectos que nos orientam para dar uma resposta concreta ao Senhor que nos chama: “escuta, discernimento e vida”.

Escutemos!

O chamado do Senhor não fica claro na nossa experiência cotidiana. Deus vem em nosso encontro “de forma silenciosa e discreta, sem Se impor à nossa liberdade”. Escutemos, pois a sua Palavra e a vida, aprendendo a “prestar atenção aos próprios detalhes do nosso dia-a-dia e a ler os acontecimentos com os olhos da fé e manter-se aberto às surpresas do Espírito”. Para, de fato, escutarmos ao Senhor precisamos nos libertar do egoísmo que nos impede de nos tornar “protagonistas daquela história única e original que Deus quer escrever conosco”. Fujamos da dispersão e confusão interior, para com seriedade, e confiantes no amor de Deus, serenos reflitamos nos acontecimentos que nos circundam e nos provocam a dar uma resposta.

Entremos em discernimento!

“Cada um de nós só pode descobrir a sua própria vocação através de um discernimento espiritual”, que compreende um “processo pelo qual a pessoa, em diálogo como Senhor e na escuta da voz do Espírito, chega a fazer as opções fundamentais, a começar pela do seu estado da vida” (Sínodo dos Bispos – XV Assembleia Geral Ordinária, Os jovens, a fé e o discernimento vocacional, II. 2).

“Em particular, descobrimos que a vocação cristã tem sempre uma dimensão profética”. Não é possível permanecermos com a consciência tranquila diante de tamanha crise espiritual, moral e material que nos circunda e assola.

Em meio a tantas tentações ideológicas e fatalismos necessitamos do discernimento da profecia para ler a nossa vida “por dentro” e descobrirmos, onde e para quê, o Senhor nos chama a continuar sua missão.

Vivamos em plenitude!

Vivamos o Evangelho com alegria, estando abertos ao encontro com Deus e com os irmãos, e não nos deixemos deter “pelas nossas lentidões e preguiças. A vocação é hoje! A missão cristã é para o momento presente!” O tempo favorável é hoje! Abracemos o risco de uma escolha. Percebamos os sinais dos tempos presentes e atentemos ao chamado que o Senhor nos faz; onde Ele nos quer felizes e santos. Vida laical no matrimônio? Vida sacerdotal no ministério ordenado? Vida religiosa de especial consagração?

Deus nos chama, nos convoca a ser testemunhas do Senhor Jesus. Não tenhamos medo! Não temos que já ser perfeitos para dar o nosso generoso sim; nem ficar instalados nas nossas limitações e pecados.

Invoquemos a Nossa Senhora para percebermos a nossa importante missão na Igreja e no mundo. Ela nos ajudará, como fez a tantos santos, a vivermos para Deus e pela salvação das almas. Assim seja!

“Se não se arriscar algo por Deus,

nada de grande se fará!” (São Luís Maria)

Diante do apelo de Nossa Senhora em Fátima, no ano de 1917: “Meu Filho quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”, nós membros da Arca de Maria buscamos responder com a missão de fazer com que essa devoção à Virgem Maria seja divulgada, conhecida, amada e vivida por todos.

Sabemos que a nossa vida religiosa só tem sentido se nos levar a união perfeita com Cristo, e ninguém como a Virgem Maria conhece Jesus e sabe como devemos fazer para lhe ser agradáveis.

Deste modo, cada Arqueiro, ao contemplar a figura da Virgem Maria, encontra o exemplo a seguir. O nosso desafio consiste em ser “outra Maria” aqui na terra, numa busca constante de tudo fazer para que Deus cresça em todos.

Venham conosco, com os nomes de Jesus e Maria nos lábios e nas mãos o Santo Rosário e a Santa Cruz, gritar a esse mundo: “Sou todo vosso, oh Maria, e tudo que tenho vos pertence” (TVD 216), e deste modo conduzir as almas a Jesus por meio desse Coração materno que tanto ama e intercede por nós.

         

O que Deus espera de você?

Se sente uma inquietação para saber o que Deus espera para a sua vida, aqui poderá esclarecer suas dúvidas, expor suas inquietações ou simplesmente pedir para que rezemos pela sua vocação.

A sua mensagem será encaminhada para os responsáveis pelo acompanhamento vocacional, e estaremos rezando e apresentando ao Senhor as suas inquietações e a sua vocação.

vocacional-masculino

Vocacional Masculino

Preencha o formulário abaixo para mais informações

vocacional-feminino

Vocacional Feminino

Preencha o formulário abaixo para mais informações

Entre em contato conosco

Por favor escreva sua mensagem aqui:

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar